7 Investimentos Isentos de Imposto de Renda:Veja!

Para os investidores é normal que grande parte de seus rendimentos sejam tributáveis, principalmente quando falamos de criptomoedas. Porém, essa regra não se aplica a tudo, já que existem investimentos isentos de imposto de renda que beneficiam o contribuinte.

Mas antes das comemorações, é bom se inteirar de quais são os investimentos isentos para não dar com os burros na’ água  quando for enviar sua declaração de IRPF. Por isso, continue com a gente neste artigo e confira a lista completa com os investimentos.

Investimentos Isentos de Imposto de Renda

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

De maneira geral, o LCI é um empréstimo de dinheiro, mas é o contribuinte que faz o empréstimo a uma instituição financeira que repassa aos seus clientes para então obter lucros. Mas não fica somente nisso, afinal, o LCI é um empréstimo para o financiamento das atividades do setor imobiliário.

Em contrapartida o banco devolve o dinheiro com a taxa de juros corrigida. Como esse investimento é um incentivo do Governo ele é isento do imposto de renda.

Quem quiser investir em LCI’s deve procurar um banco ou uma corretora, mas existe uma diferença na aplicação entre eles. Quando se escolhe o banco os títulos são emitidos por eles próprios, já com as corretoras se tem acesso a LCIs de diversas instituições.

As LCI’s tem um valor próprio para aplicação, esses valores podem ser bem variados, dependendo do prazo e do emissor do título. Por isso, ao escolher um banco ou corretora, verifique os valores de aplicações propostos.

Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs)

Sem dúvidas o agronegócio é um dos setores que mais crescem no país e servem para fomentar a economia por meio da exportação. E é possível investir nesta área e ainda ser isento, sim, é o melhor dos mundos.

A letra de crédito do agronegócio, funciona da mesma maneira que o LCI, ou seja, você investe na área e todo o lucro volta para o bolso do investidor, visto que, é o Governo o principal incentivador do LCA.

Debêntures incentivadas

Primeiramente, é bom deixar claro que existem outros tipos de debêntures como as simples, as conversíveis e as incentivadas. No entanto, as únicas que são isentas no imposto de renda são as debêntures incentivadas.

Elas são isentas, pois os títulos arrecadados são utilizados pelas empresas para realizar financiar importantes serviços de infraestrutura para o país, como estradas e aeroportos. Por conta disso, o Governo Brasileiro decidiu isentar esse investimento, visando que mais pessoas invistam no desenvolvimento do país.

Renda dos fundos imobiliários

Os FIIs basicamente, são compostos por investimentos no setor imobiliário, por exemplo, ter pequenas ações em hospitais, shoppings, prédios comerciais etc.

O investidor de fundos imobiliários tem dois benefícios em mãos, ele pode contar com um gestor para selecionar os melhores imóveis que terão maior rentabilidade, isso porque, ele dará as melhores dicas de mercado para que o investimento seja certeiro.

Já o segundo e mais favorável ponto positivo, é que o rendimento recebido do fundo imobiliário é totalmente isento do imposto de renda.

Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI)

São títulos de renda fixa vendidos, normalmente, por companhias securitizadoras de recebíveis imobiliários, que nada mais são que empresas responsáveis pela compra e transformação de créditos imobiliários em títulos.

Para quem aposta em investimentos de longo prazo o CRIs são perfeitos, visto que, o seu processo funciona a partir do financiamento imobiliário. Basicamente o processo é feito a partir do momento em que a empresa financia o imóvel e opta por antecipar o retorno do investimento a partir da venda do título público para pessoas físicas.

Relembrando mais uma vez que, os certificados de recebíveis imobiliários é um dos investimentos isentos no imposto de renda.

Certificados de Recebíveis Agronegócio (CRA)

O Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) é uma modalidade de investimento em títulos de renda fixa vendidos exclusivamente por uma companhia securitizadora de créditos do agronegócio. Essa companhia é uma instituição não financeira responsável pela aquisição e transformação de créditos do agronegócio em títulos públicos.

Em outras palavras, o CRA é um tipo de investimento sobre os recebíveis, isto é, a dívida, entre duas empresas incluídas no mercado do agronegócio, como produtores rurais e outras empresas. Por isso, este investimento se torna isento no IRPF.

Ganhos com a venda de ações

Parece um daqueles casos impossíveis, mas dá sim para tornar o ganho com a venda de ações um dos Investimentos Isentos de Imposto de Renda. Mas é claro, que tudo tem suas regras, para que aconteça a isenção o limite de venda não pode ultrapassar a R$ 20 mil em ações no mês.

Para que a isenção seja válida o investidor deve fazer somente operações normais, ou seja compra e a venda do ativo em dias distintos.

Esses investimentos isentos de imposto de renda não livram o contribuinte de declarar o IRPF, caso ele se encaixe em todos os pequenos pré requisitos determinados pela Receita, como por exemplo, investir em ações tributáveis. Neste cenário é preciso separar os documentos e enfrentar o Leão.

Já parou para pensar em como fica a declaração das criptomoedas no imposto de renda? O IR sem Erro tem um guia completo para você não ficar perdido quando for declarar e ficar livre da malha fina.

IR sem erro

O post 7 Investimentos Isentos de Imposto de Renda:Veja! apareceu primeiro em Informativo Contábil.

Fonte: Fiscal TI

Posts Relacionados

Leave a Comment